16
maio 2016
IOF está quase três vezes maior para a compra de moedas estrangeiras

No dia 2 de maio, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) teve sua alíquota majorada em quase três vezes para a compra de moedas estrangeiras. O aumento foi feito através de um decreto publicado no Diário Oficial da União, que passa de 0,38% para 1,1% a porcentagem de incidência do imposto. Para o Ministério da Fazenda, a arrecadação anual passará de R$ 1,6 bilhão para R$ 2,377 bilhões.

De acordo com a Receita Federal, o principal objetivo da medida é diminuir a diferença entre o imposto cobrado na compra de moedas estrangeiras em espécie e outros instrumentos de aquisição, como por exemplo, os cartões de crédito e débito. Entretanto, ainda é mais vantajoso para o consumidor viajar com dinheiro em espécie, tendo em vista a alíquota de 6,8% tributada em compras através de outros instrumentos.

O governo federal, através do mesmo decreto, também adotou outras medidas como a “fixação de alíquota zero de IOF nas liquidações de operações simultâneas de câmbio para ingresso de recursos no País, originárias da mudança de regime do investidor estrangeiro, de investimento direto para investimento em ações negociáveis em bolsa de valores”.

 O Imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários, popularmente conhecido como Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), é um importante instrumento para o controle de políticas de crédito, câmbio, seguro e valores imobiliários.

O Departamento de Consultoria do Sette Câmara, Corrêa e Bastos Advogados Associados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Contatos: +55 31 2138.7000 | consultoria@scbadvogados.adv.br 


- Voltar

Newsletter

    Estou de acordo em fornecer os seguintes dados: endereço de e-mail para que o SCB Advogados me encaminhe Newsletters, artigos, informações, novos produtos e serviços. Estou ciente de que esses dados serão utilizados pelas áreas de Tecnologia da Informação do SCB Advogados para envio de e-mails. Tenho ciência ainda de que meus dados pessoais ficarão armazenados por prazo indeterminado. Você poderá revogar seu consentimento e descadastrar seu endereço de e-mail a qualquer momento: basta enviar um e-mail para dpo@scbadvogados.adv.br ou utilizar o botão “descadastrar” que se encontra ao final de cada e-mail enviado pelo SCB Advogados. Para maiores informações acesse nosso Aviso de Privacidade.